O que é Taxa Selic? E qual sua influência no Mercado Imobiliário.

Entenda o que é a Taxa Selic e o que representa ao Mercado Imobiliário.

O termo Selic é uma sigla, e significa Sistema Especial de Liquidação de Custódia. Um sistema administrado pelo Banco Central em que são negociados títulos públicos federais. A taxa média registrada nas operações feitas diariamente nesse sistema equivale à taxa Selic.

Como a Selic afeta as demais taxas de juros?

A Selic tem influência em todas as taxas de juros do país, como dos empréstimos, financiamentos e das aplicações financeiras. Quando o BC altera a meta da Selic para baixo, a rentabilidade dos títulos atrelados a ela cai e, com isso, o custo dos bancos também diminui. Assim, uma redução da Selic, por exemplo, deve fazer com que os juros cobrados pelas instituições financeiras em empréstimos também caiam. O contrário ocorre quando a Selic sobe: o custo dos bancos sobe e eles passam a cobrar mais pelos empréstimos.

Taxa SELIC e sua influência o mercado imobiliário

Se a taxa SELIC estiver baixa, as condições de financiamento via de regra ficam mais vantajosas, já que as instituições financeiras também abaixam as próprias taxas de juros. Como consequência, comprar um imóvel passa a ser uma transação bem menos arriscada, pois o impacto da aquisição no orçamento doméstico é menor.

Quanto está a Taxa Selic hoje?

A Taxa Selic hoje está em 2% ao ano. Ela foi definida no dia 5 de agosto de 2020 pelo Copom, que decidiu abaixar a taxa de 2,25% para 2% – e se manteve assim até a última reunião do Copom, em 28 de outubro.

O que achou? 😀 Deixe seu comentário abaixo, e não esqueça de acompanhar a gente nas redes sociais.

Somos Especialistas em Vendas 🧡

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *